Representantes da Associação Empresarial de Itaiópolis estiveram em Mafra no dia 18 de junho participando da apresentação do programa A Nova Economia catarinense, A BMW e Você.
Representantes da Associação Empresarial de Itaiópolis estiveram em Mafra no dia 18 de junho participando da apresentação do programa A Nova Economia catarinense, A BMW e Você. Onde os Senhores Paulo Bornhausen Secretario de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e o Senhor Guilherme Zigelli Diretor superintendente do SEBRAE/SC explanaram sobre o programa.
Em resumo, este programa tem a intenção de aumentar a inovação e dar competitividade à economia e aos setores industriais catarinenses. Os responsáveis pelo programa são o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Sebrae/SC.
PRINCIPAIS PROJETOS
JURO ZERO
Linha de crédito especial para os microempreendedores individuais formalizados em Santa Catarina. Inclusão econômica dos MEIs – a base da pirâmide econômica catarinense –, por meio de empréstimo com juros pagos pelo Governo para os adimplentes, e acompanhamento individual em gestão, inovação e inclusão digital. É uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sebrae/SC e Badesc.
www.jurozero.sc.gov.br
POLOS INDUSTRIAIS
Fortalecimento dos setores industriais de Santa Catarina, atuando para aumentar a competitividade das empresas e ajudá-las a acessar novos mercados. O projeto atenderá 2400 MPEs em 40 polos setoriais, com ações de capacitação e diagnóstico dentro das empresas e dos setores econômicos, acompanhamento individual pelos agentes de operação financeira e inovação do Sebrae/SC, e rodadas de negócios para comercialização. Acordos de resultado estão firmados para as regiões de Lages, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Tubarão, Caçador, São José, Mafra, Joinville, Rio do Sul, Concórdia, Canoinhas e São Bento do Sul.
POLOS DE ECONOMIA VERDE
Novos negócios que utilizem, como matéria-prima, resíduos sólidos industriais a fim de gerar emprego e renda e minimizar o impacto ambiental de atividades industriais. Este projeto prevê a criação de, pelo menos, 30 empreendimentos de produção sustentável.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Identificação de oportunidades econômicas e incentivos para a criação de micro e pequenos negócios sustentáveis, visando ao desenvolvimento socioeconômico de oito territórios catarinenses, com foco em regiões e áreas de baixo IDH-M.
ECONOMIA VERDE E SOLIDÁRIA
Uma ação criada para fortalecer a base da economia catarinense. Oferece apoio técnico e ajuda financeira de até R$300 mil, a fundo perdido. Os recursos se destinam à aquisição de equipamentos, máquinas, móveis e construção da unidade produtiva, além de capacitação e consultoria. Não é financiamento ou empréstimo. Através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Governo do Estado dará o dinheiro para as cooperativas ou associações que já estejam em fase de produção e trabalhem com resíduos sólidos.
www.evs.sc.gov.br