Santa Catarina foi o berço do Programa que hoje ganha o mundo. Atualmente, participam mais de 5,2 mil micro e pequenas empresas catarinenses ligadas a 327 núcleos setoriais que abrangem 68 segmentos diferentes da economia. Este Programa nasceu em Santa Catarina em 1991 e hoje está em todo o Brasil .
Santa Catarina foi o berço do Programa que hoje ganha o mundo. Atualmente, participam mais de 5,2 mil micro e pequenas empresas catarinenses ligadas a 327 núcleos setoriais que abrangem 68 segmentos diferentes da economia. Este Programa nasceu em Santa Catarina em 1991 e hoje está em todo o Brasil e até no exterior, em países como Moçambique, Chile, Colômbia, México.
O Programa Empreender em Itaiópolis
Núcleo Automotivo de Itaiópolis NAI
O Programa Empreender foi implantado em Itaiópolis no dia 06 de novembro de 2006, com a abertura do Núcleo Automotivo (NAI). Atualmente contamos com a participação efetiva de 6 empresas. Seu Coordenador é Ademir José Bauer da empresa Auto Mecânica ADECAR.
Durante 5 anos de trabalho estas empresas vem desenvolvendo atividades em prol da comunidade e no aperfeiçoamento gerencial, técnico e estrutural. Um trabalho muito interessante desenvolvido pelo NAI é a Inspeção Veicular Gratuita – IVG que em 2012 vai para sua 4º Edição. As empresas nucleadas realizaram a compra coletiva de 12 caixas de decantação - que faz a separação da Água e do óleo. E 6 empresas estão em processo de licenciamento ambiental. Entre outras atividades.
Núcleo de Jovens Empreendedores de Itaiópolis
No dia 11 de março de 2010 nasceu o Núcleo de Jovens Empreendedores da AEI. Este núcleo é multissetorial, onde jovens de vários segmentos podem estar participando. Atualmente o coordenador do núcleo é Rafael Francisco Ribeiro da Silva sócio – proprietário da empresa GLH Couros (fabricação de equipamentos de IPI.).
A missão do núcleo de jovens além de desenvolver as empresas é fazer ações que estimulem futuros empreendimentos na cidade, trabalhando principalmente na disseminação da cultura do empreendedorismo com crianças, jovens e adolescentes.
Em 2012 vai acontecer a 3º Feirão do Imposto e o 1º Seminário com o tema “Planejando o Futuro”. Essas são algumas ações importantes deste núcleo.
A AEI acredita no programa empreender, pois, são visíveis os resultados que este trás para as empresas participantes e para a comunidade.
Outras informações sobre o Programa Empreender
O Empreender representa na prática o que é o associativismo. Através dos núcleos setoriais as empresas têm acesso à informação, atuam lado a lado dos seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, realizam compras em conjunto, enfim, promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista. O Programa é desenvolvido pela FACISC em parceria com o Sebrae/SC.
A iniciativa rendeu bons frutos. Além de núcleos de diversos segmentos em todo o Estado, a Federação conta com núcleos estaduais, que reúnem segmentos específicos. É o caso do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), que reúne cerca de 400 empresas do segmento ligadas a 31 núcleos setoriais e do Núcleo das Indústrias de Confecção do Oeste Catarinense (Nivoc), que reúne 123 empresas em 18 municípios.
O segmento farmacêutico também está contemplado através do Núcleo Estadual de Farmácias, assim como os núcleos de comércio exterior que ganharam em 2008 representatividade estadual, com o Conselho Estadual dos Núcleos de Comércio Exterior (Concex). Além disso, a Federação ainda abriga o Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), que abrange 42 núcleos que aglutinam quase 800 jovens em núcleos pelo Estado. O Cejesc também foi responsável pela pulverização do Feirão do Imposto. Um movimento criado pelo Núcleo de Jovens de Joinville, que mostra o peso da carga tributária de produtos em exposições por todo o país.
Para o desenvolvimento no Programa no exterior, a FACISC está contribuindo com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) a fim de ampliar os efeitos do Programa junto a empresas de outros países. Em Moçambique, empresários e consultores catarinenses têm ido com frequência ministrar cursos e levar informações de segmentos como automecânicas, cabeleireiros e avicultura. A África do Sul também começou a conhecer o Empreender catarinense. No final de fevereiro de 2008, o Programa foi apresentado na sede da FACISC a quatro empresários sul-africanos.
Fonte: http://www.facisc.org.br/empreender/sobre